A transformação digital revolucionou a forma que as clínicas odontológicas atraem e se relacionam com seus pacientes. A presença no ambiente online não é mais um diferencial, mas tornou-se uma necessidade para se destacar no mercado. Se a sua clínica ainda não investe de forma estratégica na presença digital, você pode estar perdendo oportunidades valiosas de crescimento.
Neste artigo, vamos falar sobre algumas das estratégias que devem ser trabalhadas para que você fortaleça a imagem da sua clínica odontológica no mundo digital, aumente sua visibilidade e atraia mais pacientes.
Fique atento às nossas dicas!
Por que a presença digital é importante para sua clínica?
O comportamento do consumidor mudou. Antes de marcar uma consulta, a maioria dos pacientes procura sobre a sua clínica na internet, lê avaliações e verifica redes sociais. Se sua clínica não aparece nos primeiros resultados ou tem pouca presença online, a credibilidade e a captação dos pacientes podem ser prejudicados.
A invisibilidade virtual da sua clínica pode ser prejudicial para seu negócio. Ter uma presença digital consolidada gera credibilidade, atrai novos pacientes e fortalece o relacionamento com os atuais. Segundo pesquisas realizadas pelo SEBRAE:
- 70% das pequenas empresas brasileiras utilizam a internet para vender seus produtos e serviços;
- 85% dos consumidores realizam uma pesquisa sobre a marca antes de realizar uma compra online;
- Segundo o Sebrae, 57% das empresas brasileiras ativas estão ativas nas redes sociais e/ou internet.
Alguns dos benefícios que uma boa presença digital entrega para sua marca são:
- Maior visibilidade: sua clínica será encontrada por mais pacientes em potencial;
- Autoridade e credibilidade: conteúdos de qualidade reforçam a imagem da clínica como uma marca que domina do assunto, um verdadeiro especialista;
- Atração de novos pacientes: por meio de estratégias como SEO (otimização dos motores de busca, estratégia que visa melhorar o posicionamento de um site nos resultados em plataformas como Google e Yahoo), postagens nas redes sociais. Assim os novos pacientes podem te encontrar e dar uma chance para o seu trabalho;
- Fidelização de pacientes: pode ser conquistada por meio de um bom relacionamento online e de conteúdos educativos.
Conheça quais são as estratégias
Agora que você compreendeu a importância da presença digital para sua clínica odontológica, chegou a hora de conhecer quais são as estratégias que você pode aplicar.
Crie e otimize o seu site profissional
O site da sua clínica é o ponto central da sua presença digital. Ele funciona como um cartão de visitas virtual e precisa transmitir confiança e profissionalismo. Além disso, deve ser moderno, responsivo e otimizado para conversão – quando um visitante preenche um formulário fornecendo seus dados e se torna um contato em sua base. Alguns elementos são importantíssimos para um site eficiente, destacamos pontos relevantes:
- Projete um site com design responsivo, acessível em dispositivos móveis e computadores;
- Crie uma página “sobre nós”, apresentando o seu time e contando sua história para criar conexão com o paciente;
- Detalhe bem os seus serviços, descrevendo quais são os procedimentos oferecidos e os benefícios de cada um deles;
- Publique depoimento de pacientes (depois da permissão deles), as provas sociais demonstram confiança e reforçam a credibilidade;
- Crie um formulário de agendamento online, facilitando a marcação de consultas sem precisar ligar para o seu estabelecimento;
- Tenha uma identidade visual bem definida, utilizando cores, fontes e imagens que conversem com o objetivo da sua marca;
- Crie um blog com conteúdos educativos, publicando artigos relevantes sobre saúde bucal, melhorando seu posicionamento no google ao demonstrar autoridade no assunto;
- Garanta a segurança dos dados do usuário, assegure-se que seu site tenha um certificado SSL (protocolo HTTPS).
SEO para clínicas odontológicas
O SEO (Search Engine Optimization, da tradução “motor de otimização de busca”) é um conjunto de técnicas para otimizar seu site e melhorar seu posicionamento, ou seja, aparecer no topo dos resultados nos mecanismos de busca, como o Google, Bing ou Yahoo!. Quanto melhor você consegue colocar em ação essas práticas, melhores retornos você terá. Você sabia que 93% do tráfego para sites são impulsionados por boa estratégia de SEO?
Quando bem aplicadas, elas aumentam as chances de novos pacientes encontrarem sua clínica ao pesquisarem por serviços odontológicos.
Destacamos como boas práticas que devem ser utilizadas para alcançar o sucesso:
- Utilize palavras-chave relevantes, que conversem com o objetivo do seu conteúdo e da sua empresa;
- Produza conteúdos de qualidade no site, através do blog;
- Faça conteúdos com URLs amigáveis (endereços de páginas da web que são fáceis de ler e compreender para os usuários e para os mecanismos de busca) e meta descrições (a meta descrição é um pequeno resumo que aparece abaixo do título da página) bem elaboradas;
- Faça um cadastro no Google Meu Negócio para aparecer nas buscas locais e em aplicativos como o Google Maps;
- Utilize estratégias de links internos e externos, isso pode ser feito através da inclusão de links de artigos de outras páginas.
Redes sociais – crie mais engajamento e autoridade
As redes sociais são ferramentas poderosas para fortalecer a imagem da sua clínica. Você pode (e deve!) utilizar as redes para educar pacientes e criar um relacionamento mais próximo com o público. Todavia, para atrair e engajar com quem você deseja, é preciso ter uma estratégia bem definida para não perder tempo com postagens que não trazem resultados.
O primeiro passo é a escolha das redes sociais. Você precisa fazer um estudo de onde o seu público está e onde a sua mensagem terá mais sucesso.
O gestor também pode investir em tráfego pago para acelerar os resultados da sua presença digital. Os anúncios segmentados permitem alcançar pacientes potenciais da sua região, entretanto, recomendamos contar com a ajuda de um profissional para te ajudar nesse processo.
Cada rede social tem seu funcionamento próprio, que pode ser utilizado para melhores resultados. No Instagram, você pode postar dicas de cuidados com os dentes, bastidores da clínica e depoimentos dos pacientes. No Facebook, você pode compartilhar conteúdos educativos e interagir nos comentários para aumentar seu engajamento.
Redes sociais como TikTok e Youtube podem ajudar na divulgação de vídeos explicando curiosidades sobre tratamentos e desmistificando mitos, ou ainda publicando vídeos mais longos com explicações mais elaboradas sobre procedimentos, mostrando o ambiente da clínica e tirando dúvidas comuns.
Algumas estratégias válidas que você pode utilizar:
- Publique com frequência, mantendo uma constância de postagens;
- Utilize hashtags estratégicas, que estejam alinhadas com o tema da sua postagem e do seu segmento;
- Interaja com seus seguidores, respondendo dúvidas e comentários, fortalecendo sua conexão com o público;
- Não tenha medo de pedir ajuda, procure um profissional com experiência que possa te ajudar a colocar em prática essas dicas.

Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é um recurso essencial para clínicas odontológicas. Ele exibe sua clínica no Google Maps e nos resultados de pesquisa local, facilitando a localização por seus clientes. Essa ferramenta é gratuita e exibe informações sobre o seu negócio, sendo muito importante estar ativo nela. Além disso, é um ótimo recurso para estar próximo do seu cliente. De acordo com pesquisa, 45% dos clientes escolhem negócios que respondem às opiniões deixadas no Google Meu Negócio.
Sugerimos as seguintes práticas positivas para a melhor utilização do Google Meu Negócio:
- Atualize as informações do seu negócio (endereço, telefone, horário de atendimento);
- Adicione fotos da clínica e do seu time, crie um clima de confiança;
- Incentive pacientes satisfeitos a deixarem avaliações positivas na sua página;
- Publique atualizações, compartilhando novidades e possíveis promoções.
Atenda seu cliente através do whatsapp
O WhatsApp se tornou um dos principais canais de comunicação entre pacientes e clínicas, facilitando processos como marcação de consultas, remarcação, cancelamento e resolução de dúvidas. Além disso, é uma ferramenta barata e que te deixa mais próxima do seu cliente.
Algumas práticas para utilização profissional do WhatsApp incluem:
- Criação de um perfil no WhatsApp Business, o que lhe permite criar um atendimento comercial e mensagens automáticas;
- Criação de um link que leve direto para o setor de agendamento, garantindo mais rapidez e efetividade ao contato;
- Utilização de listas de transmissão, para envio de lembretes e conteúdos educativos;
- Inclusão de botões do WhatsApp no site e em redes sociais, facilitando o contato direto dos pacientes com a clínica.
Uso de e-mail marketing
O e-mail marketing também é uma ferramenta que pode ser utilizada para a manutenção de contato e relacionamento entre sua clínica e os pacientes.. Além disso, você pode utilizar esse meio para comunicações mais sérias ou para disponibilizar materiais educativos.
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