Bactéria, causadora de doenças gengivais, pode acelerar desenvolvimento do câncer oral

30/11/2016

LinkedIn
Facebook
X
WhatsApp

Uma bactéria frequentemente associada às doenças gengivais pode agir como um catalisador para o crescimento de células cancerígenas.
A conclusão é de um estudo publicado na revista científica ‘Immunity’ e que demonstra que a bactéria fusobacterium nucleatum pode atrapalhar a capacidade do organismo humano de combater doenças cancerígenas.

De acordo com os pesquisadores, “quando combinada com células de tecidos humanos, esta bactéria ‘agarra-se’ às partes do sistema imune responsáveis pelo ataque as células cancerígenas, impedindo-o de realizar a sua função.”

Boa higiene bucal: melhor agente de prevenção

Ken Lavery, especialista em cirurgia maxilofacial, destaca no site da British Dental Health Foundation, que este estudo destaca a importância de se manter uma boa saúde e higiene bucal. “O câncer oral está aumentando cada vez mais e qualquer coisa que as pessoas possam fazer para diminuir os seus riscos é uma boa medida de saúde pública. A prevenção é infinitamente melhor que ter que tratar uma doença, especialmente no que diz respeito ao câncer oral.”